Seis ações marcam a campanha Novembro Azul em São Ludgero

A campanha Novembro Azul de São Ludgero é uma saudável parceria entre a Secretaria de Saúde, Rotary Clube São Ludgero, Rede Feminina de Combate ao Câncer com o apoio da Comissão Municipal de Esportes (CME).

seis-acoes-marcam-a-campanha-novembro-azul-em-sao-ludgero-2
Decoração conjunta Outubro Rosa e Novembro Azul
Créditos: Bertoldo Kirchner

Com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata para o melhor tratamento e qualidade de vida, em São Ludgero, através de uma saudável parceria entre a Secretaria de Saúde, Rotary Clube São Ludgero, Rede Feminina de Combate ao Câncer com o apoio da Comissão Municipal de Esportes (CME), seis ações fazem parte da campanha Novembro Azul.

Contempla a programação missa alusiva à campanha, abordagem do tema na Câmara de Vereadores, participação em rodada do Coroa Bom de Bola, passeio ciclístico, mobilização no semáforo com distribuição de folders e roda de conversa sobre o tema no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann.

A Secretária de Saúde, Nilva Schlickmann Pickler, enfatiza a importância dos homens fazerem os exames preventivos e cada vez mais cuidarem da saúde de forma geral. “Assim como as mulheres é preciso que os homens também adotem atitudes preventivas não só relacionada ao câncer de próstata. A prevenção é o melhor caminho”, ressalta.

Em São Ludgero, nos departamentos públicos do município, a campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, acontecem conjuntamente e já estão decoradas. Todos os funcionários receberam camisetas fazendo referência às campanhas. “Decidimos fazer as decorações em conjunto e também as camisetas e deu muito certo”, observa a Secretária. Ela convoca as famílias, os lojistas e empresários a adotarem alguma ação colaborativa a campanha. “Toda ação é válida para alertar e tentar diminuir as mortes oriundas do câncer de próstata”, ressalta Nilva.

Programação Novembro Azul em São Ludgero

Dia 01/11/2017 – Missa da Saúde na Igreja Matriz São Ludgero, às 19h30min, dando ênfase a campanha Novembro Azul
Dia 06/11/2017 – Participação na Câmara de Vereadores para falar sobre a campanha e a importância da prevenção
Dia 10/11/2017 – Participação no Campeonato Coroa Bom de Bola, na Apec, às 19h30min, dando ênfase a campanha
Dia 12/11/2017 – Passeio Ciclístico Novembro Azul – concentração em frente a Igreja Matriz São Ludgero  às 8h30min. (Pedido para que os participantes usem cor azul)
Dia 18/11/2016 – Mobilização no semáforo com faixas e distribuição de folders orientando sobre a prevenção do Câncer de Próstata (Verificação de Pressão Arterial e Glicemia Capilar)
Dia 21/11/2016 – Roda de conversa sobre a Saúde do Homem no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann às 19h30min. Os participantes acima de 45 anos receberão autorização para exames de PSA