Morro da Cruz: Religiosidade e beleza, características do principal Cartão postal da Cidade dos Esportes

Do local é possível enxergar sem nenhum tipo de lente especial, as cidades de Braço do Norte, Tubarão e a praia do Mar Grosso, em Laguna.

 

Principal rota de peregrinação católica, localizada em um local de rara beleza em meio à natureza. Estas são algumas características do Morro da Cruz, principal cartão postal de São Ludgero.

Localizada entre as comunidades de Morro do Cruzeiro e Mar Grosso, da “pequena montanha”, (local mais alto da Cidade dos Esportes),onde os visitantes encontrão uma pequena capela, com uma grande cruz a sua frente construída na década de 40, é possível enxergar sem nenhum tipo de lente especial, as cidades de Braço do Norte, Tubarão e a praia do Mar Grosso, localizada no município de Laguna, além, de uma fauna e flora diversificada.

São inúmeras as histórias sobre a origem do local. Mais conhecida que a capela foi uma promessa de devotos a Nossa Senhora Aparecida, para que acabasse a Segunda Guerra Mundial.

Até, o final da década de 90, o local era visitado apenas nas sextas-feiras, Santas, onde romeiros realizavam caminhadas das diversas comunidades até a capela, como forma penitências e pagamento de promessas. A partir deste século, foi criada uma associação que passou a administrar e realizar melhorias, entre elas a construção de uma escadaria de acesso via Morro do Cruzeiro ou Mar Grosso com 597 degraus, e também um grande salão de eventos, e colocação de minis capelas simbolizando a via sacra. A partir de 2008, começou a ser celebrada uma festa religiosa nos meses de setembro este ano prevista para o dia 28 do tradicional mês.

Hoje o Morro da Cruz recebe visitantes de diversas regiões de Santa Catarina.

 

Galeria: (clique para ampliar)

Colaboração Maxson Becker/Fotos:Divulgação/Maxson Becker