Ela sentiu na pele e resolveu fazer algo emocionante para alertar as pessoas; Vídeo Outubro Rosa

Outubro Rosa: Saiba como surgiu o movimento e a importância do diagnóstico precoce.

outubro-rosa-fotografa
Reprodução/Youtube

O movimento Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

A importância do diagnóstico precoce

Infelizmente, o câncer de mama vem atingindo cada vez mais as mulheres mais jovens e é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Portanto, pelo menos o autoexame deveria ser rotineiro na vida de toda mulher, enquanto a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos, e até antes ou com mais frequência, dependendo do critério médico.

Fique de olho nos sintomas

“O câncer de mama é uma patologia que, se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser tratada e diminui a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia”, conforme explicou Fernanda Salum, mastologista do Hospital Universitário de Brasília para o Correio Brasiliense.

Estima-se um crescimento de 5 a 10% de incidência deste tipo de câncer nos últimos 10 anos. Provavelmente uma a cada 10 mulheres tem ou terá câncer de mama, alerta o oncologista Fernando Maluf para o mesmo jornal. Contudo, as taxas de cura são bem altas (95%) quando a doença vem a ser precocemente diagnosticada e esta é a importância da campanha Outubro Rosa.

Campanha do IBCC

A campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), colocou vários artistas frente a frente com fotógrafa e diretora Meran Vargens que foi vítima dessa doença e precisou retirar as mamas.

O resultado é emocionante (veja o vídeo abaixo), com direito a lágrimas e, sobretudo, o silêncio. Afinal, contra fatos não há argumentos. Sheron Menezes, Rafael Cardoso, Tande e Miá Melo são alguns dos vários famosos que aparecem no vídeo e ficam sensibilizados quando, no meio do bate papo, são surpreendidos pela atitude da sobrevivente, que retira sua camiseta para mostrar quem realmente é.

 

Confira o vídeo emocionante:

Clique aqui e veja no Youtube. Inscreva-se e acompanhe nosso Canal.

Curta nossa fanpage