São Ludgero: Resultados dos projetos desenvolvidos através do Programa Escolas Criativas serão apresentados na Unibave

Durante a V Jornada Internacional que acontece dia 22 de novembro, a partir das 8h15min, no Centro de Vivência do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), em Orleans.

sao-ludgero-resultados-dos-projetos-desenvolvidos-atraves-do-programa-escolas-criativas-serao-apresentados-em-jornada-internacional-4
Fotos: Divulgação

Os resultados obtidos com os projetos desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino em São Ludgero através do Programa Escolas Criativas serão apresentados durante a V Jornada Internacional que acontece dia 22 de novembro, a partir das 8h15min, no Centro de Vivência do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), em Orleans.

Com mais de um ano funcionando no Município de São Ludgero, o programa é desenvolvido através de uma parceria firmada entre a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes com o Unibave. Todas as escolas vinculadas à Rede Municipal de Ensino desenvolveram projetos didáticos diferenciados e que dão sentido às especificidades da Educação Infantil e ao conteúdo do Ensino Fundamental por dinamizar sua articulação com a realidade. Os projetos foram definidos pelos gestores e docentes, de forma colaborativa, durante os encontros previstos no Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas. O programa conta com o apoio das Redes Internacionais de Escolas Criativas (RIEC e RIEC Brasil) na estruturação e na difusão dos resultados. Após a definição das propostas, os projetos foram elaborados e acompanhados pelos profissionais do Unibave Marlene Zwierewicz, Márcia Bianco e Richard da Silva. Os projetos envolvem problemáticas da realidade local e global, estimulando que os estudantes criem soluções e realizem intervenções para melhorar a realidade próxima, utilizando-se dos conteúdos curriculares apropriados durante o ano letivo. Nesse sentido, valorizam a formação integral, o trabalho colaborativo e o compromisso com o bem-estar individual, social e ambiental.

Na avaliação da Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Sirlene Machado Cunha Joaquim, o programa vem melhorando a forma de planejar e está estimulando uma visão mais sistêmica. “A metodologia de projetos adotada, busca promover um ensino mais inter e transdisciplinar, estimulando a criatividade e responsabilidade socioambiental”, explica a secretária.

Fazem parte do programa o Centro de Educação Infantil Irmã Stella, Centro de Educação Infantil Dom Gregório Warmeling, Centro de Educação Infantil Divina Providência, Centro de Educação Infantil Menino Deus e Centro Educacional Professor Henrique Buss.

Participam da Jornada Internacional além de São Ludgero, os municípios de Santa Rosa de Lima, Paulo Lopes e Massaranduba.

A Coordenadora de Projetos de Inovação Educacional do Unibave, Márcia Bianco, explica que o evento tem o objetivo de promover espaços para a interação entre profissionais de instituições da Educação Básica e do Ensino Superior, estudantes de Cursos de Licenciatura e Programas de Mestrado, visando a valorização de experiências pedagógicas inovadoras, desenvolvidas no contexto brasileiro e internacional.

Os projetos desenvolvidos em 2017 na Rede Municipal de Ensino foram:

  •  CEI Menino Deus  – Projeto “Se eu fosse um peixinho, e soubesse nadar.”
  • CEI Irmã Stella – Projeto “Brincando, Cantando e Encantando.”
  • CEI Dom Gregório Warmeling – Projeto “Estica, Dobra e Puxa: O corpo em movimento.”
  • CEI Divina Providência – Projeto “Aprendendo a comer bem, para viver melhor.”
  • CE Professor Henrique Buss – Projeto “Defensores da Vida: Da Produção de Alimentos à Sustentabilidade Planetária.”

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber/Ascom/São Ludgero