Recursos terão que ser devolvidos e festa é cancelada

Equipe de análise do Estado julgou irregular a prestação de contas dos recursos recebidos do governo para as edições da festa de 2014 e de 2016 , feita pela administração da época.

recursos-terao-que-ser-devolvidos-e-festa-e-cancelada
Foto: Divulgações

O Prefeito Municipal de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes, comunicou ontem o cancelamento da 16ª Gemüse Fest, que seria nos dias 5 e 6 de maio.

A cada dois anos, no mês de maio, na semana do aniversário de emancipação político-administrativa, realiza-se a Gemüse Fest. Como de costume, a Administração Municipal estava preparando a programação festiva, composta por várias atrações, dentre elas o concurso para escolha da rainha e princesas, o desfile típico que retrata a história do município e diversas outras. No entanto, o bom senso pediu que reavaliássemos a realização da festa neste ano. Mesmo sabendo da importância e da tradicionalidade da comemoração, com muito pesar optou-se pelo seu cancelamento.

A decisão foi tomada após a confirmação de que os recursos recebidos do Governo do Estado pela Administração anterior para a realização das edições da Gemuse Fest de 2014 e de 2016 terão que ser corrigidos e devolvidos integralmente à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte. Esta devolução se dá em função de que a prestação de contas dos recursos recebidos, feita pela Administração da época, foi julgada irregular pela equipe de análise do Estado.

A obrigatoriedade de devolução destes recursos impactará em valores superiores a R$ 180.000,00 aos cofres do município, além de inviabilizar qualquer possibilidade de captação de novos recursos para a Gemüse Fest deste ano.

Diante desse cenário, e considerando a situação de crise econômica nacional, os recursos escassos que o município possui, além da necessidade de priorizar investimentos em recuperação e melhoria de estradas, saúde, educação, programas de incentivo à agricultura e outras ações fundamentais para o desenvolvimento do município, é que optamos por não realizar a Gemüse Fest em 2018.

Anunciamos com tristeza o cancelamento da festa neste ano. Porém, ressaltamos que vamos programar para 2019 um grande evento. Informamos ainda que estamos tomando medidas de economia para viabilizar a devolução dos recursos devidos ao Estado para deixar nosso município apto a assinar novos convênios e a liberação de novos recursos.