Radar meteorológico para cobrir a região Sul de SC chega a Araranguá

Equipamento deve entrar em operação ainda nesta terça. Com esse aparelho, estado passa a ser o único do país com 100% de cobertura meteorológica, diz Defesa Civil estadual.

radar-meteorologico-para-cobrir-regiao-sul-de-sc-chega-ararangua
Radar de Araranguá chegou nesta terça ao sul de SC (Foto: ADR Araranguá/Divulgação )

O radar meteorológico para cobrir a região Sul de Santa Catarina chegou na manhã desta terça-feira (30) no Morro dos Conventos, em Araranguá. Segundo a Agência de Desenvolvimento Regional, o equipamento pesa quatro toneladas e deve entrar em operação ainda nesta terça. O local de instalação foi definido em setembro.

O investimento é de R$ 3,4 milhões e deve dar apoio na previsão de curto prazo para chuvas e tempestades, ventos e granizo, cobrindo 41 municípios, uma área entre 100 e 150 quilômetros, e ajudar em pesquisas.

Conforme a Secretaria de Estado da Defesa Civil, com o funcionamento do aparelho, Santa Catarina será o único estado a ter 100% de cobertura meteorológica. Outros radares estão em Lontras e Chapecó.

O equipamento chegou por volta das 11h em Araranguá, transportado em uma caminhonete por técnicos da Defesa Civil desde Florianópolis.

“Há alguns anos era um sonho poder ter esse tipo de cobertura. Não é o primeiro radar móvel a ser operado no Brasil, mas agora em Santa Catarina a gente dispõe dessa tecnologia também que vai facilitar operações especiais, projetos de pesquisa e deslocar o radar para cidade de interesse”, explica Frederico de Moraes Rudorff, gerente de alerta da Secretaria de Defesa Civil.

Juntos, os três radares vão cobrir 100% do território catarinense (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Segundo ele, técnicos da Defesa Civil e meteorologistas receberam treinamento para uso do equipamento. A montagem deve ocorrer na tarde desta terça e a expectativa é que até a noite o radar esteja gerando imagens meteorológicas. No entanto, os dados estarão disponíveis apenas para a equipe da Defesa Civil Estadual. Após a inauguração, prevista para 22 de fevereiro, as imagens devem ser disponibilizadas também no site.

 

Equipamento saiu de Florianópolis por volta de 7h30 (Foto: ADR Araranguá/Divulgação)

Fonte: G1 SC