Mais de 7 mil pessoas prestigiam Festa Nacional do Vinho Goethe em Pedras Grandes

O último dia da Festa Nacional do Vinho Goethe de Pedras Grandes, encerrou com um grande público prestigiando o bom vinho, a cultura e a gastronomia do evento que chega a sua 10ª edição na comunidade de Azambuja. Segundo a Comissão Central Organizadora – CCO, mais de 7 mil pessoas prestigiaram desde a última sexta-feira (07). Show regionais marcaram as noites do evento.

“Recebemos um público bastante grande e superou as expectativas. Tivemos vários elogios quanto a gastronomia que também foi um dos pontos alto desta festa voltada a cultura italiana, lembrando os nossos antepassados. Para comunidade, este evento serve como ponto de referência para a busca de recursos no Governo Estadual e Federal, contribuindo para o desenvolvimento do turismo da nossa cidade”, destaca o vereador e vice-presidente da C.C.OTiago Masiero.

Visitantes de várias cidades e estados do país dividiam os espaços de estacionamento e mesas para degustar a gastronomia e acompanhar as atrações musicais.

Na Praça de Alimentação, o grupo musical “Roba Da Ciodi” de Nova Veneza alegrou os visitantes durante o horário do almoço, inclusive o prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino. “É a segunda vez que venho à comunidade. Hoje viemos para almoçar e conhecer ainda mais esta grande festa. Muito interessante e louvável o formato do evento aqui apresentado. Promove uma interação e aproximação do público. Uma festa para a família. Todos estão de parabéns”, destaca o líder municipal.

Em meio ao público, o prefeito de Pedras Grandes Vilson Tadeu Marcon, o Xixo, acompanhava o evento, buscando interagir com os visitantes a fim de avaliar o andamento da festividade. “A festa superou todas as expectativas. Estamos organizando desde o início do ano e ficou comprovada a qualidade do evento junto aos visitantes. Acho que acertamos e nos sentimos realizados. Atingimos o objetivo de divulgar e principalmente resgatar a cultura e tradição italiana da nossa cidade”, lembra o prefeito.

De olho no futuro

A diretora de cultura e Turismo da cidade, Catea Pravato afirma que a intenção é desenvolver novos projetos para continuar desenvolvendo o turismo na cidade e, em especial na comunidade de Azambuja, local onde acontece a tradicional Festa do Vinho Goethe a cada dois anos. “A festa está tendo uma cada vez maior. Agora, com o título de Festa Nacional do Vinho Goethe solicitado pelo deputado federal Edinho Bez e sancionado recentemente, a responsabilidade aumenta ainda mais. Estamos com vários projetos para continuar desenvolvendo o turismo, em especial o rural, fazendo com que este setor se transforme em uma segunda fonte de renda”, relata a diretora.

E a tendência é aumentar o movimento turístico na região. Além do Parque Ecológico localizado a poucos quilômetros da comunidade, o Restaurante e Pousada Imigração é um exemplo de que o turismo associada a gastronomia local devem ser incentivados.

“Ficamos muito satisfeitos com o movimento da festa. Nosso grande público é da região de Tubarão e Braço do Norte, mas percebemos também nos demais finais de semana e durante a festa, um aumento de visitantes da região de Criciúma e também de fora do Estado”, comenta a gerente do restaurante Vanise Masiero, enquanto recepcionava os turistas em busca da comida típica italiana.

Logo na entrada da propriedade, os visitantes também eram recepcionados pelo sócio proprietário Isaltino Masiero, que saudava a todos com gentileza e o dialeto italiano.