Jovem da Apae de Braço do Norte tem Dia de Princesa

Divulgação/Notisul

Fio a fio foi ficando ainda mais bela, a cada pincelada do esmalte, um sorriso, desenharam sua sobrancelha, ganhou um leve toque de base e brilharam o seu rosto sincero com um singelo tom de batom. Quem passou por um dia tão especial, que ainda não acabou, foi a jovem Zenilda de Oliveira, de 27 anos, moradora da rua Valter Sabino da Silva, Loteamento São Mateus, Braço do Norte. Foi a primeira vez na vida desta mulher, com jeitinho de menina, que entrou em um salão de beleza. Meiga e um pouquinho tímida devido a um transtorno mental, Zenilda é personagem de uma série de matérias que será veiculada no Portal e Jornal Notisul até a próxima quarta-feira (30). Estudante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Braço do Norte, ela foi escolhida em alusão à Semana Nacional do Excepcional (21 a 28 de agosto) entre dezenas para contar um pouquinho da sua história, e por poder ter, pelo menos uma vez, a sensação convicta dita por ela mesma: “Estou como uma princesa”.

Com iniciativa do Notisul e parceria de vários empresários de Tubarão e da capital do Vale, Zenilda já iniciou sua peregrinação bem cedinho neste sábado (26). Uma das colaboradoras do jornal, Aline Rodrigues, disse que nem dormiu direito devido à ansiedade de fazer o bem e que tudo desse certo. E deu, viu Aline! E ainda vai dar… Era 5h30 da matina quando Aline despertou de vez, apesar de ter tido uma sexta-feira de trabalho intenso, estava ela lá: aposta, pronta pra conhecer mais uma história do bem, pra sorrir, chorar de alegria, estender a mão. Tudo começou com uma série de tratativas e planejamento do diretor-geral do Notisul, Nazareno Schmoller Souza, no início deste mês, com a ideia de poder levar, alavancar, criar sorrisos… “Tenho certeza de que estamos fazendo mais um evento social lindo! Como diz um ditado: ‘se não podermos mudar o mundo, mas conseguirmos mudar o mundo de alguém, já estamos fazendo a nossa parte’. A Zenilda nunca irá esquecer desses dias”, observa.

Os ponteiros marcavam um pouquinho depois da 8 da manhã quando Aline, Zenilda e a mãe da jovem, Paulina Aparecida da Silva Oliveira, chegaram ao salão da grande parceira e amiga da vida, das pessoas do bem, dos projetos sociais, da ex-presidente da Apae de Tubarão, Noilda Domingos, da Noilda Cabeleireira.

Paulina traz consigo os traços fortes do povo brasileiro, as marcas de uma mulher batalhadeira, que honrou o seu leite materno. Entusiasmada por acompanhar a filha especial, Paulina conta um pouco da dificuldade que é viver no Brasil com um salário mínimo. Casada há quase 30 anos com Claudemir de Oliveira, que está desempregado, ela agradece o carinho neste momento tão especial. “Somos muito humildes. Graças a Deus e após muito suor, conseguimos comprar a nossa casa. Passamos por problemas financeiros, como muitas famílias. Também tenho outro filho especial, Adriano da Silva Oliveira, que tem 21 anos de idade, mas um comportamento de uma criança de 2 anos (único que tem renda fixa na casa – salário mínimo: R$ 937,00). Ele também frequenta a Apae de Braço do Norte. A família ainda é composta por mais uma filha, a adolescente Vitória de Oliveira, que esbanja saúde e ajuda muito nos afazeres da casa e nos cuidados dos irmãos mais velhos.

As mãos estendidas neste ação não param por aí… Após se encantarem no salão com o serviço completo: cabelos, unhas das mãos e pés, sobrancelhas, maquiagens, mãe e filha foram se deliciar com um almoço especial no Restaurante da Dina, na rótula do Quartel, em Tubarão. Este Dia de Princesa organizado pelo Notisul, que na verdade serão cinco dias, tem apoio do Hotel Internacional de Gravatal, onde mãe e filha ficarão hospedadas na segunda e terça-feira, Noilda Cabeleireira, Grazzi Joias, Espaço da Moda e Favorita Calçados, esses três últimos de Braço do Norte.

Zenilda também tem artrose no pé e tornozelo esquerdo, e vive à base de medicamentos pra aliviar a dor constante, mesmo assim, não apresenta nenhum resquício de mau humor, pelo contrário, contagia com seu sorriso fácil… tímido, porém fácil, ama artesanato e adora cozinhar para a família. É muito caseira e ajuda a mãe sempre que possível em casa. “Gostei de tudo, estou bonita, resume a jovem”.

Zenilda, você é e está muito mais que bonita… Hoje, você é princesa!

 

Fonte: Notisul

Curta nossa fanpage