Gêmeas idênticas dão à luz no mesmo dia em Criciúma

“Não houve outro caso desse tipo no hospital, pelo que me lembre. Posso dizer que, na minha carreira, nunca vi tal caso. É uma raridade mesmo", afirma o médico ginecologista e obstetra Richard Coan Cardoso.

gemeas-identicas-dao-luz-no-mesmo-dia-em-criciuma
Foto: Daniel Búrigo / Clicatribuna

As irmãs Beatriz e Bianca Ribeiro Sebastião, de 25 anos, tiveram mais um momento especial e raro compartilhado juntas. As gêmeas idênticas tiveram seus bebês com apenas uma hora de diferença na manhã de sexta-feira (1), no Hospital São José. Além da gravidez simultânea, a realização da cesárea no mesmo dia dos pequenos Luiz Henrique e Helena não foi planejada. O menino nasceu com 4,5 quilos, às 11h, já a menina com 4,1 quilos, às 12h.

“Em nenhum momento pensamos em ter no mesmo dia, nem tínhamos indicação para isso”, relembra Bianca. De acordo com elas, Beatriz já havia ido duas vezes à unidade hospitalar para tentar o procedimento. Já Bianca havia ido uma. “Havia uma ansiedade, pois já sabíamos que o Luiz Henrique era grande. Foi então que eu até comentei com a minha mãe sobre o que ela achava se eu e a Bianca fôssemos juntas. Ela logo concordou e nós fomos”, completa Beatriz.

Para a família, o fato de terem dado à luz no mesmo dia, sem planejamento e após tantas idas ao hospital, só demonstra que esse era o destino da família. “Quando elas entraram juntas no hospital e tiveram indicação para a cesárea, vimos que, sem dúvida, era o destino, era algo muito maior, um plano divino”, destaca a avó dos bebês, Sandra Ribeiro. “Para nós, foi um susto, algo inesperado, temos certeza de que eles serão unidos como nós, são praticamente irmãos gêmeos”, comemora Beatriz.

A gravidez

Bianca conta que o dia em que a irmã decidiu anunciar a gravidez era o mesmo em que se preparava para dar a mesma notícia. “Quando ela falou, levei um susto, mas resolvi não contar naquele dia e deixar para a próxima semana”, revela.

Esse é o segundo filho de cada uma. “Eu já tinha um menino e agora ganhei uma menina”, conta Bianca. “Já eu tinha uma menina e ganhei um menino”, completa Beatriz. A mãe das duas e avó dos pequenos, Sandra, diverte-se com a situação. “Cada uma ficou com um casal agora”, arremata.

Além da alegria em dobro que as gêmeas trouxeram à família, ainda deram a oportunidade de a avó recordar bons momentos do nascimento das irmãs. “É muito interessante vê-las dando à luz no mesmo dia e relembrar minha própria gravidez, quando tive as duas. Estamos muito felizes com essa dádiva, que é um verdadeiro milagre. Mais realizados que isso, impossível”, finaliza.

Raridade

A equipe médica e de enfermagem do Hospital São José também se surpreendeu com a coincidência. “Não houve outro caso desse tipo no hospital, pelo que me lembre. Posso dizer que, na minha carreira, nunca vi tal caso. É uma raridade mesmo, já é raro ter gêmeos, imagina gêmeas que têm filhos no mesmo dia”, finaliza o médico ginecologista e obstetra Richard Coan Cardoso (CRM 18872).

Com informações de Bárbara Barbosa / Clicatribuna